Nestas idades, as crianças vão tendo cada vez mais consciência da dimensão das suas capacidades e competências. Através da aprendizagem pela Arte, a auto-estima da criança é estimulada e desafiada de forma muito natural: não apenas através dos elogios aos trabalhos, as também pelo prazer de testar limites, experimentar materiais, etc.
Ao mesmo tempo que explora a criatividade, a criança adquire novas rotinas, aprende novos métodos de trabalho. Tudo isto através de atividades lúdico-pedagógicas, concebidas e direcionadas para o desenvolvimento psicomotor e emocional desta faixa etária, bem como para a estimulação da observação do mundo, aperfeiçoamento da coordenação e apuramento da motricidade fina.
A Arte é um dos meios fundamentais para o desenvolvimento do controlo do corpo, bem como para a inteligência cinestésica da criança. Neste primeiro contato de aprendizagem pela Arte, que é o Kriartes, abraçamos projetos, de forma divertida e sujamos as mãos, enquanto descobrimos pintores, fotógrafos, músicos e/ ou arquitectos e exploramos as suas obras.