O Projeto Educativo, regulamentado pelo Decreto-lei nº 75/2008, e de acordo com o seu Artigo 9º alínea a), é o documento que consagra a orientação educativa (…) da escola (…), elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais (…) a escola (…) se propõe cumprir a sua função educativa.
As diretrizes do Projeto Educativo concretizam-se de forma mais normativa no Regulamento Interno, no Plano Anual de Atividades, no Projeto Pedagógico de Sala e no Projeto Curricular de Grupo, que são os principais instrumentos de ação da Comunidade Educativa.
Princípios Educativos
Praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a APRENDIZAGEM ATIVA, implementando uma pedagogia diferenciada.
«Desencadeia-se num ambiente de aprendizagem aberto, onde as aprendizagens são explicitadas e identificadas de modo a que os alunos aprendam segundo o seu próprio ritmo de apropriação dos saberes e do fazer.» (Przesmychi)
Princípios mais relevantes a ter em conta:
Estimular o desenvolvimento global de cada Criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
- Favorecer a autonomia da Criança e a sua socialização como processo de crescimento, um adequado desenvolvimento e preparação para viver num mundo complexo e em mutação constante;
- Promover a participação dos Pais na vida da Kriabebés e da Kriakrianças, numa atitude dinâmica e interativa, de modo a garantir uma sólida educação, privilegiando os valores socioculturais;
- Estimular o desenvolvimento dos Alunos segundo as suas aptidões e recursos pessoais, num ambiente alegre, criativo e responsável, que lhes permita tornarem-se pessoas autónomas e criadoras;
- Proporcionar um adequado equilíbrio físico e psíquico da Crriança, através da prática diversificada de atividades de caráter lúdico, cultural e desportivo, em ambiente saudável;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização das linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de compreensão e de sensibilização.
Valores privilegiados:
- A cooperação;
- A solidariedade;
- O respeito pelos outros e pelo ambiente natural e edificado;
- A cidadania e o civismo;
- Liberdade com responsabilidade;
- Justiça e tolerância;
- Comportamentos saudáveis;
- A participação ativa, crítica e responsável;
- A autonomia,
- A perseverança.
Em suma, o que se pretende com a educação que proporcionamos é o desenvolvimento integral da Criança (a nível cognitivo, físico, emocional e social) para que num futuro tenhamos adultos felizes, competentes e motivados.