O Projeto Pedagógico de Sala constitui um instrumento de planeamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas na Kriabebés, de acordo com o nível de desenvolvimento, as características individuais, as necessidades e os interesses das Crianças do grupo.
Além dos objetivos delineados em cada Projeto Pedagógico de Sala, serão também levados em conta os objetivos, publicados no Diário da República, 1.ª série, N.º 167,Portaria n.º 262/2011 de 31 de agosto:
a) Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
b) Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança;
c) Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;
d) Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ousituação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
e) Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;
f) Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.
O que é um Projeto Pedagógico?
Autores vários têm-se referido à ideia de projecto enquanto imagem antecipadora do caminho a seguir para conduzir a um estado de realidade. No entanto, projecto não é apenas intenção, é também acção, acção essa que deve trazer um valor acrescentado ao presente, a concretizar no futuro.
“A criança é o centro de toda a atividade e é a partir das suas caraterísticas individuais e do seu enquadramento no grupo que a equipa de sala organiza e projeta o seu trabalho.
O equilíbrio permanente entre o que a Criança necessita, o que a Educadora sabe que é necessário, bem como diálogo com a Família, serão sempre uma prioridade de atuação”
Antes de se elaborar o Projeto Pedagógico de sala, o Educador elabora o Plano de Acolhimento Inicial (PAI) que é um documento individual que regista o período de adaptação do Criança, tendo em conta as suas necessidades e estratégias facilitadoras da adaptação, acordadas com os pais.
Após o período de adaptação, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), onde serão registados os objetivos específicos adequados à necessidade de cada Criança e às expetativas da Família. Este documento é avaliado e reformulado em cada um dos periodos letivos ou sempre que existam alterações significativas.
Assim, partindo do individual para o coletivo praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a APRENDIZAGEM ATIVA.